Virtudes e poderes

Através da prática da meditação, podemos desenvolver qualidades que já expressamos, bem como revelar novas qualidades. Nesta sessão você encontrará um conjunto de reflexões sobre alguns de nossos maiores tesouros: as virtudes e os poderes internos do ser. Para acessar o conteúdo, escolha uma das seguintes opções:

Textos extraídos dos livros A Paz de Todo Dia – volumes 2 e 3 –  www.editorabk.org.br
*Fonte das imagens: freepik.com, stockvault.com, freeimages.com, skitterphoto.com e picjumbo.com.

Para mais informações sobre este e outros assuntos, conheça nossos Livros, CDs e DVDs.

“Uma casa hospitaleira precisa de muitos quartos para acomodar diferentes hóspedes. Uma pessoa que possui o poder de acomodar é igualmente flexível. Ela entende e aceita as diferenças, não só dos outros, mas também as suas. Ela terá aprendido a arte de abraçar-se enquanto muda. Ela aceita que na vida as mudanças são inevitáveis e desfruta disso, pois conseguiu tocar as qualidades imutáveis do seu interior: o amor e o silêncio.”
– Anthea Church, Alma Cheia de Luz

 

“Quando você vivencia suas crenças espirituais, elas se tornam um poder em sua vida e o levam à expressão natural de sua beleza, sabedoria e força interior. Quando observa sem julgar, você revela amor. Quando fala sem arrogância, ensina amor. Quando age com simplicidade, se torna amor. Quando se torna amor, você pertence ao divino. E sua vida se torna um templo.”
– Roger Cole, Missão de Amor

 

“A bondade autêntica numa pessoa é medida pela sua capacidade de ser bom e de fazer o bem. Ela compartilha o que é bom continuamente. Esse compartilhar não depende de receber, porque bondade é parte de sua natureza. Se ela recebe o bem, distribui isso como uma jóia da vida. Se ela não recebe, aceita isso como uma parte da vida. Como seres humanos, com grandes necessidades emocionais, não podemos preencher essas necessidades através de acumular mas somente através de dar, no mais no mais puro sentido dessa palavra.”

“Assim como o rádio, o telefone e a TV fazem seu trabalho, do mesmo modo, quando temos pensamentos elevados somos capazes de captar as vibrações das pessoas. Seja onde elas estiverem, longe ou perto, conseguiremos captar suas vibrações de forma tão clara como se estivéssemos usando os recursos da ciência. Mas para isso a mente e o intelecto precisam estar concentrados e estáveis. Quando nossos pensamentos forem sem egoísmo, puros e claros, nós teremos muitas experiências.”

“Contentamento é um estudo da vida, e não apenas uma branda aceitação dela. As pessoas dizem: Não pense demais. Porém, para sermos contentes, precisamos gostar de pensar profundamente, observar cuidadosamente, responder calmamente. E mais do que tudo, a água precisa da força da correnteza para passar pelas estranhas curvas e saliências do subconsciente. Sem a corrente, pode haver inteligência, mas haverá depressão, uma sensação de que você pode estagnar. A corrente é a força espiritual.”

“Vivemos armados. Alguns se armam de raiva ou arrogância; outros usam lágrimas e as próprias fraquezas. Porém, para cooperar, é preciso baixar as armas. Cooperar é operar em conjunto com as pessoas ao meu redor. Se agir com interesses próprios, meus talentos vão gerar ciúme e crítica nos outros. Se agir de maneira cooperativa, pensando no benefício deles, essas mesmas especialidades não apenas vão inspirar sua cooperação como também sinalizarão um bom parâmetro para seus esforços.”

“Sem qualquer aviso prévio, testes e obstruções surgirão para aqueles que estão arrumando a casa interior. Não fique surpreso com os acontecimentos. Não tenha medo. Continue caminhando com coragem, você não está sozinho. Para cada passo que dá, você recebe milhões de passos de ajuda. Se até o solo infértil pode produzir frutos após uma boa adubação, por que você, mestre autoridade todo-poderosa, não poderia transformar qualquer dificuldade no trampolim da vitória?”

“Quando há apego, vem a preocupação, e com ela surge a necessidade de ter controle sobre tudo. Porém, quanto mais queremos controlar as pessoas ou as situações, mais elas nos escapam. Desapego não significa ignorá-las ou delas afastar-se, desapego é não se afetar negativamente com elas. Na consciência de ser um observador desapegado, procure estabilizar suas emoções e fique além do efeito dos acontecimentos externos.”

“Se você está sentado em um carro e tem fé total no motorista, você fica relaxado e despreocupado. Você está seguro de que o motorista tem habilidade suficiente para levá-lo ao destino. Por isso nunca esqueça que Deus certamente lhe mostrará o caminho. Se você acha que pode fazer algo, Ele ajudará você a tornar as coisas fáceis numa proporção 1000 vezes maior do que você espera que Ele faça. Procure não alimentar suas preocupações. Se Deus é seu companheiro não há obstáculos.”

“Discernir é entender a essência, é diferenciar o ouro autêntico do falso. Sempre que tiro alguma coisa de seu contexto, deixo de entendê-la e começo a distorcê-la. Todas as situações têm suas raízes históricas, seus efeitos presentes e suas implicações futuras. Discernir é considerar as inter-relações de todos os ingredientes de uma situação. Sem essa perspectiva sou impelido a proteger meus interesses, sou consumido pelo calor do momento, deixo de ver as consequências dos meus atos.”

“Doçura é a maestria dos sentidos. Olhos que vêem o fundo das coisas, ouvidos que escutam o coração das coisas, voz que só expressa a essência das coisas. Doçura é o resultado de uma longa jornada interior ao âmago da vida e a habilidade de lá descansar e assistir. O que é realmente doce nunca pode ser vítima do tempo, porque doçura é a qualidade da pessoa cuja vida tocou a eternidade.”

“Para desenvolver o poder de enfrentar desafios, torne-se sem confrontos. Permaneça diante do inimigo, mas só como uma oferta de paz. Você se enfrentou, portanto não resta nenhum eu interior vulnerável ou desconhecido que precise defender. É necessário ser valente para abordar o aprendizado desse poder. Ele lhe pede solitude, um retorno completo para dentro, para ir ao encontro de seus medos. Deparando com eles, você também depara com a criança que pode não ter crescido, mas que, nutrida e treinada para a selva, passará a ser sua grande força.”

“Vida não é somente pensar em coisas mas é também fazer coisas. Pensar e não fazer é como inspirar e esquecer de expirar. Mas, quando há equilíbrio entre pensar e fazer, é possível respirar. Pensar, e então fazer. Pensar e não fazer não é saudável para a alma, causa hiper ventilação. Para sermos mestres, devemos simplesmente lembrar de respirar.”

“Sempre pense em continuar movendo-se para frente. Não olhe para os lados. Para frente somente! Aqueles que têm o hábito de olhar ao redor ficam paralisados. Agora não é o momento de ir para trás ou ser deixado de lado. Todos deveriam ter a fé firme em seu destino elevado e verdadeiro. Há três vozes fortes a serem ouvidas atentamente: (1) minha própria voz interior, (2) as indicações do tempo e (3) os sinais de Deus. Todas elas estão nos ajudando a ir em frente.”

“A Felicidade não pode ser encontrada simplesmente por se esperar o melhor. Não há atalhos. Ninguém, nada externo pode criar um estado permanente de bem-estar. Criar isso é nossa própria responsabilidade. As coisas de fora podem contribuir, guiar e inspirar, mas vida é o que fazemos dela, definitivamente. Explorar a casa interior traz entendimento. Com esse entendimento podemos criar a vida que queremos viver.”

“O problema dos feriados é que você não pode trazer o sol de volta consigo. Para ser flexível você tem de se afastar, retirar-se mentalmente, mas também tem de retornar trazendo algo profundo e original de dentro, algo para ser usado. Caso contrário, o choque ao se defrontar novamente com a vida diária fará você endurecer. Flexibilidade é ter o hábito de renovar-se, encontrar novos sentimentos, abastecer-se de novos paradigmas.”

“Generosidade é mais do que dar dinheiro ou coisas materiais. É dar o ‘eu’, que não tem preço. No espírito de colocar os outros na frente, aqueles que abraçam a simplicidade doam seu tempo livremente aos outros. Isto é feito com gentileza, abertura, intenções puras e sem expectativas ou condições. As sementes das ações generosas dão frutos abundantes.”
– BK Andatta

“A medida do poder interior é o quanto somos gentis. Se pensarmos em poder como uma forma de autoritarismo e gentileza como algo frágil, essa afirmação pode parecer paradoxal. No entanto a gentileza real traz em si uma fortaleza indestrutível. Por ser absolutamente convicta do seu valor interior ela não permite que seu humor e comportamento sejam afetados pelas circunstâncias externas. A gentileza tem a capacidade de dissolver os espinhos que são arremessados contra ela.”

“Não precisamos ser perfeitos, mas temos que ser honestos. Fazer nosso melhor de acordo com nosso entendimento e capacidade. E ainda manter nossos olhos abertos para o próximo lance da escada. Nunca nos pressionando a subir se ainda não estamos prontos, mas sempre agradecendo a existência desse degrau mais alto. Estar pronto quando é hora de subir. Isto é honestidade.”

“Quanto mais humildade você tiver, mais sucesso obterá. Quanto mais você se curvar, mais o mundo se curvará a você. Curvar-se significa reivindicar bênçãos de todos. Aquele que tem a especialidade da humildade sempre lembrará da expressão: ‘Você primeiro!’ Renunciar ao louvor do seu nome e personalidade não é se rebaixar, mas tornar-se elevado. Vista a armadura da humildade e você estará seguro em qualquer luta contra a falsidade.”

“Quando nascemos somos conscientes da alma, inocentes do medo e das negatividades. Com o tempo a confiança é abalada e aprendemos a desenvolver atitudes defensivas que aparentemente nos protegem da dor. Ocorre uma mudança em nosso interior e passamos a ser conscientes do corpo. Adotamos uma identidade que reflete nome, forma, posição. Mas por trás desse véu ainda existe a pureza original. Redescobrir a consciência da alma faz reemergir nossa inocência.”

“Assim como o atleta fica concentrado nos jogos olímpicos, assim como o cientista fica absorto em sua pesquisa, da mesma forma, a escalada do poder espiritual exige introspecção. Introspecção é olhar, ouvir e falar internamente. Quando bem trabalhada, traz imunidade às dificuldades, capacitando-me a lidar com calma e poder silencioso frente a elas. Aquele que é bem alimentado por dentro não se torna um mendigo de amor ou de respeito.”

“Através da razão percebemos o eu como uma complexa carga elétrica. Essa visão nos torna prisioneiros do mundo material. Porém, a realidade é que somos livres, temos somente de manter a porta da nossa célula aberta, com o mais gentil dos toques, para podermos andar na pura luz do ser. O que nos alerta para essa liberdade é a intuição, a qualidade inata de acessar a verdade no momento exato — como um límpido rio de sabedoria fluindo até a consciência do espírito.”

“O ser humano costuma ser advogado de si e juiz dos outros. Ele dá desculpas pelas suas falhas, mas acusa os outros pelos erros deles. O que preciso é julgar a mim mesmo. Ainda que os pesos sejam equivalentes nos dois pratos, a qualidade da balança depende do rigor de seu fiel. Se eu me tornar um observador isento, estarei apoiado no ponto de equilíbrio — nem muito envolvido nem distante demais. Nesse ponto as decisões são claras e eu assumo total responsabilidade de levá-las adiante.”

“Na lealdade prevalece a justiça do caráter e não o interesse de circunstâncias fugazes. O que é válido hoje continua sendo válido amanhã. A atitude daquele que é leal não está sujeita aos ventos que passam mas é antes um valor eternamente gravado no tempo e na consciência. O cofre da lealdade está sempre seguro. Não há chave que possa abri-lo enquanto a integridade e a coerência forem mantidas. Os segredos do coração estão sempre a salvo quando a conduta é elevada.”

“Há pessoas que encontram pretexto para tudo. São os retardatários crônicos, os contadores de vantagem que falham no momento das crises. Suas vidas são um emaranhado de promessas não cumpridas e assuntos inacabados. Eles são imaturos. Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da palavra. É empenhar-se fundo em algo, apesar da oposição dos contratempos desalentadores. Maturidade é a capacidade de vivermos em paz com o que não depende de nós mudar.”

“Para alcançar o que é bom, positivo e verdadeiro é preciso tempo. Essa conquista faz parte de um processo, não é automática. Às vezes temos que agir, mas outras vezes temos que esperar. Em geral as pessoas forçam para que as coisas aconteçam. Eventualmente forçar pode funcionar, mas não sentimos que a realização foi verdadeira. Se para cada centímetro de sucesso precisamos deflagrar uma batalha, a vitória não traz tanta felicidade. Por isso a paciência vem como uma aliada da verdade. A paciência conduz à vitória no tempo certo, sem labuta.”

“Em cada situação pergunte-se: O que eu tenho que fazer? Se alguém fica raivoso, eu tenho que brigar? Não, minha tarefa é assegurar um estoque suficiente de amor e paz dentro de mim. Mesmo quando você dá apenas um pouquinho de simpatia aos outros, veja quanta apreciação emerge no coração deles. Crie bons sentimentos. Procure não fazer nada que cause conflito. Eu tenho que aproximar as pessoas umas das outras, e não dividi-las. Isto não é algo que apenas acontece. Nós temos que fazer acontecer.” – Dadi Janki

“Por que não é fácil perdoar os outros? Geralmente porque pensamos que 90% da culpa é deles, que eu não sou tão ruim quanto o outro. Então passo a carregar a carga das ações dos outros. Se o ego está muito ferido haverá o senso de correção, de justiça: ‘eu sei que estou certo’, ‘isso não é justo’. Mas se eu começo a perdoar, realmente de dentro, então esse tipo de sentimento e atitude começa a dissolver-se. Eu permaneço humilde e esse perdão me trará mais perto dos outros. Eu não guardo rancores, eu deixo passar.” – Anthony Strano

“Quando há pureza os outros não ficam com medo de nós nem nós ficamos com medo dos outros. Não há ameaça de perda ou dano, somente amor puro. Amor puro reconhece a individualidade inerente de cada pessoa e a respeita. Não há rótulos. Não há categorias. Deus nunca nos rotula. Ele vê cada um de nós como seres humanos únicos. Ao conhecer nossa singularidade eterna ele nunca tenta nos tornar algo diferente do que somos. Nossa felicidade está em ser o que somos.” – Anthony Strano

“O estado original de respeito baseia-se na percepção do eu como uma entidade singular, uma força viva internamente, um ser espiritual, uma alma. A consciência elevada de saber quem sou surge de um lugar autêntico de valor puro. Conhecer o próprio valor e honrar o valor dos outros é o verdadeiro meio para conquistar respeito. Tal mentalidade garante a vitória final, pois as interações com essas bases asseguram que a bondade inerente do eu e do outro surjam.”

“Quanto mais alto subimos, maior será a visibilidade. Da mesma forma, quanto maior a responsabilidade, maior o impacto das ações. Se nossas ações ou decisões influenciam os destinos de muita gente, o cuidado tem que ser redobrado. Um pequeno erro pode causar danos de enormes proporções. Comparativamente, quanto mais avançado for o estudo, mais difícil será o exame.”
– António Serqueira

“O sentido da palavra ‘simples’ é muito profundo. Simples significa completamente puro. Ser sem ego é ser simples. Não ter raiva é ser simples. Não ter ganância é ser simples. Na extensão em que uma pessoa é simples, assim ela é bela, ou seja, real. Para se tornar simples, seja inocente do conhecimento de tudo o que é falso e ilusório e torne-se um mestre no conhecimento da verdade.”

“Tolerar é muitas vezes entendido como sinônimo de suportar, ou seja, ter de aguentar por pressão. No entanto, o real espírito da tolerância é aceitar as diferenças, naturalmente. É entender a singularidade de cada ator-alma na peça chamada Vida. Cada um de nós tem virtudes e defeitos, forças e fraquezas. Convivemos com rosas e espinhos, cada um exercendo seu próprio papel. Essa elasticidade de visão aumenta nossa resistência frente a personalidades e situações difíceis de lidar.”

“Como é possível ter unidade num mundo onde mesmo dentro das famílias e comunidades falta tanto isso? Todos querem fazer tudo do seu próprio modo. As ideias dos outros não são toleradas. Contudo, para criar unidade só precisamos prestar atenção em acumular o poder da verdade. Apenas ele pode destruir o inimigo número um da unidade, que é o ego. Sem ego é muito fácil criar harmonia. Essa é a grandeza da verdade – a habilidade de nos unirmos com amor e aceitarmos as ideias diferentes uns dos outros com amor.”

“O que é verdade? Ela é luz. A luz que remove a escuridão, que mostra a todos o caminho. Aquele que está liderando não diria nada, apenas continuaria limpando o caminho para outros. Ele não ficará preso em fofoca de qualquer tipo. Nunca ficará preso no que os outros estão pensando e fazendo, apenas continuará a progredir. Não importa o que aconteça ao longo do dia, o seu estágio não deve mudar. Deixe que ele permaneça elevado e constante.” – Dadi Janki

Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da Brahma Kumaris Brasil, desde que sejam preservadas a sua originalidade, integralidade e contextualização, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à Brahma Kumaris Brasil, com a devida citação da fonte.

A publicação parcial ou total do seu conteúdo, quer sejam textos, meditações, vídeos, aulas, livros, apostilas, palestras, programas, mensagens e similares, sem a creditagem correspondente, pode acarretar crime de plágio, sendo passível de punição. Agradecemos
àqueles que ajudam a divulgar adequadamente os conteúdos da Brahma Kumaris Brasil.

Conheça também outros textos sobre valores, autoestima e qualidade de vida

Compartilhe esta página...