BK no Brasil

Como começou

A Brahma Kumaris iniciou suas atividades no Brasil a convite de Ricardo Collier, que conheceu a BK em sua viagem à Índia. O professor Ken O’Donnell, australiano, chegou em São Paulo em 22 de maio de 1979 e as atividades começaram em uma pequena garagem em um escritório de advocacia nos jardins, travessa da rua Estados Unidos. Ficaram instalados neste local até setembro e depois mudaram-se para um apartamento próximo à avenida Paulista.

Na páscoa de 1980, transferiram-se para Higienópolis para a escola de Hatha Yoga da professora Luciana M.S.Ferraz, que estava participando do grupo desde o início. Com a proposta de compra do imóvel e decisão de Luciana de dedicar-se inteiramente à vida espiritual do Raja Yoga, encerraram-se as atividades de Hatha Yoga e, no início de 1981, mudaram-se para a Rua Estevam de Almeida, no bairro de Perdizes, onde permaneceram durante 15 anos, de 1981 a 1996. Durante este período, receberam a visita de todas as três dirigentes da organização: Dadi Prakashmani, Dadi Janki e Dadi Gulzar e dos principais professores sêniores, entre eles: Brother Jagdish, Brother Brij Mohan, Brother Ramesh, Brother Nirvair, Sister Mohini, Didi Nirmala, Didi Sudesh, Sister Jayanti, Sister Asha, Sister Meera.

Em 1986, houve a possibilidade de aquisição de sede própria e a organização mudou mais uma vez, agora de forma definitiva, para a Rua Dona Germaine Burchard. Sua sede ampla e aconchegante foi inaugurada pela líder internacional da BK, Dadi Prakashmani, em 1995 e batizada com o nome de Lighthouse, que em inglês significa farol.

Reconhecimento

As escolas da Brahma Kumaris têm sido reconhecidas, no Brasil e no mundo, por seus trabalhos em prol da paz e do crescimento interior do ser humano. Por esse motivo, a BK recebeu, ao longo desses anos, inúmeros méritos de reconhecimento público, como o Título de Utilidade Pública Federal, Títulos de Utilidade Pública em nível estadual e municipal a seguir indicados (até sua extinção por força da Lei 13.019/2014), bem como outros reconhecimentos de órgãos da sociedade civil:

2008 - Título de Utilidade Pública Municipal

Serra Negra-SP – A Brahma Kumaris foi declarada como de utilidade pública municipal, pela lei 3025 de 11 de março de 2008.

2001 - Moção de Aplausos à Brahma Kumaris

Piracicaba-SP – A Brahma Kumaris receber uma Moção de Aplausos pelos vinte anos de atividades na cidade de Piracicaba, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, em 17 de maio de 2001. 

1996 – Declaração Pública

Simões Filho-BA – A Prefeitura Municipal de Simões Filho, através da Secretaria de Saúde, em 30 de abril de 1996, declarou que os cursos ministrados pela Brahma Kumaris sobre educação individual e interpessoal, no segundo semestre de 1995, mostraram resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida e relacionamentos de trabalho.

2006 - Medalha Alferes Tiradentes

Belo Horizonte-MG – Foi outogarda à Brahma Kumaris a Medalha Alferes Tiradentes pela Polícia Militar de Minas Gerais, em 9 de junho de 2006.

2000 - Título de Utilidade Pública Federal

A Brahma Kumaris foi agraciada com o Título de Utilidade Pública Federal pelo decreto de março de 2000.

1995 – Gratidão da Cidade de São Paulo

São Paulo-SP – Título oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta na data de 18 de Maio de 1995.

2004 - Título de Utilidade Pública Municipal

Lauro de Freitas-BA – A Brahma Kumaris recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal Pela lei 27 de 2004.

2000 - Título de Utilidade Pública Municipal

Limeira-SP – A Brahma Kumaris recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal, de acordo com o decreto nº 328 de 11 de dezembro de 2000.

1994 – Título de Utilidade Pública Municipal

Piracicaba-SP – A BK recebe o Título de Utilidade Pública Municipal (Lei 3872) – 17 de novembro.

2003 – Moção de Congratulações

Rio de Janeiro-RJ – Título ofertado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

1998 – Título de Utilidade Pública Estadual

Salvador-BA – 29 de dezembro – “Declara de utilidade pública (Lei n.º 7386) o Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris, com sede e foro no município de Salvador, Gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, em Antônio Honorato – Presidente.”

1991 - Título de Utilidade Pública Estadual

São Paulo-SP – pela Lei 7237 de 10 de maio de 1991, a Brahma Kumaris recebeu o Título de Utilidade Pública no Estado de São Paulo.

2002 – Prêmio Lotus

Em reconhecimento pelo trabalho em prol do Yoga: da Confederação Brasileira de Yoga – CBY; União Latino-Americana de Yoga – ULY e Puma Yoga Ashram.

1998 – Título de Utilidade Pública Estadual

Belo Horizonte-MG – 30 de Dezembro – Título de utilidade pública estadual concedido à BK pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, projeto de lei do Deputado Agostinho Patrus.

1988 – Título Promotora da Paz

Rio de Janeiro-RJ – A BK recebe o título “Promotora da Paz” pela Comunidade Baha’i do Brasil em reconhecimento aos serviços em prol dos ideais da paz e fraternidade, valorização do ser humano e dedicação ao seu bem-estar.

2001 – Título de Utilidade Pública Municipal

Salvador-BA – 15 de outubro – “Considera de utilidade pública municipal (Lei n.º 6007 / 2001) o Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris. Gabinete do Prefeito Municipal de Salvador, Antônio Imbassahy – Prefeito.”

1996 – Homenagem da Câmara Municipal

Salvador-BA – A Câmara Municipal de Salvador homenageia a Brahma Kumaris em sessão especial requerida pela vereadora Yolanda Pires no dia 3 de dezembro de 1996 às 20 horas no Plenário Cosme de Farias.

Coordenadores

mohini-site

Mohini Panjabi

Diretora Regional nas Américas, Caribe e Canadá

Uma educadora espiritual por mais de 60 anos na Organização Internacional Brahma Kumaris, B.K. Mohini tem se engajado em administrar assuntos na região das Américas, Caribe e no escritório da Brahma Kumaris nas Nações Unidas. É bacharel em História e Ciências Políticas pela Universidade de Nova Delhi bem como possui diploma de Jornalista pela mesma Universidade. Palestrante Internacional, ela frequentemente representa a Brahma Kumaris em conferências ao redor do mundo e participa como membro consultivo em projetos internacionais de outras organizações não-governamentais e de comitês inter-religiosos.
ken-site

Ken O'Donnell

Coordenador Sub-Regional para a América do Sul

Consultor Internacional nas áreas de Qualidade e Desenvolvimento Organizacional Holístico e Professor de Meditação, Ken nasceu em Sidney, Austrália, em 1952 e formou-se em Ciências Aplicadas pela Universidade de New South Wales. Chegou ao Brasil para estabelecer aqui a Organização Brahma Kumaris em 1979 e hoje é o diretor para a América do Sul. É autor de 18 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional, sendo alguns publicados em seis idiomas. É criador do Programa de Autogestão e Qualidade de Vida, realizado em 29 países. Já ministrou mais de duas mil conferências e cursos na Europa, EUA, Austrália, Índia e América Latina abordando temas como: Administração de Conflitos, Estresse, Gestão de Qualidade e Consciência Positiva.
luciana-site

Luciana M. S. Ferraz

Coordenadora no Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Luciana é uma professora de meditação com uma vasta experiência na área de treinamento de indivíduos buscando uma vida melhor. Coordenadora da Brahma Kumaris no Brasil, já ministrou cursos e palestras na Índia, Estados Unidos, Europa, Austrália, África do Sul – Angola e América Latina sobre assuntos diversos como estresse, saúde integral, consciência positiva e meditação. Coordenou, no Brasil, projetos internacionais em conexão com a ONU: “Um Milhão de Minutos de Paz”, “Cooperação Global para um Mundo Melhor” e “Partilhando Valores para um Mundo Melhor”. É autora de cinco CDs de relaxamento e meditação.
Compartilhe esta página...