Perguntas frequentes


Quem somos e o que fazemos?

A Brahma Kumaris (BK) foi fundada na Índia, na década de 30 por Brahma Baba. Sua sede espiritual fica em Monte Abu, Rajastão, na Índia. O serviço da Brahma Kumaris fora da Índia começou em 1971 e atualmente abrange uma rede mundial de centros em mais de 110 países e territórios.

Há uma estimativa de aproximadamente um milhão de estudantes. A BK proporciona educação espiritual e práticas de reflexão para pessoas vindas de diversos contextos culturais, inspirando-as a viver de acordo com sua natureza mais elevada e a contribuir para um mundo melhor. 

  • Encorajar um entendimento mais profundo do papel e propósito do indivíduo dentro de um contexto de vida mais amplo.
  • Reafirmar a identidade espiritual, a bondade intrínseca, a dignidade e o valor do ser humano.
  • Encorajar uma mudança de consciência, atitude, visão e comportamento dentro da família humana. 
  • Ajudar indivíduos a redescobrir seu relacionamento pessoal latente com a Fonte de todas as bondades. 
  • Cultivar um espírito de fraternidade humana – todo ser humano, independentemente de sua religião, raça, gênero ou nacionalidade, pode obter uma profunda força através de um relacionamento com seu Pai eterno, o Divino. 
  • Apoiar a melhoria da condição humana ao permanecer plenamente empenhada em nossas comunidades e apoiar programas, projetos e iniciativas com essa força interior redescoberta. 
  • Estabelecer um relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente com base no princípio da não violência. 

Através da sua rede internacional de centros, a Brahma Kumaris oferece cursos de meditação Raja Yoga e uma série de palestras, workshops, pequenos cursos e programas de desenvolvimento pessoal. Há também muitos projetos comunitários que suprem diversas necessidades locais. 

Em âmbito nacional e internacional, a Brahma Kumaris coordena e trabalha em parceria com diversos projetos que levam oportunidades para que as pessoas participem de atividades de interesse social e humanitário. 

A Brahma Kumaris desempenha, frequentemente, um papel significativo nas comunidades locais. São conduzidos seminários, cursos e workshops sobre meditação, desenvolvimento pessoal e novas formas de trabalhar juntos na comunidade. Os cursos e a apresentação variam de acordo com o país, a cultura e com as facilidades locais. Você pode saber mais sobre os cursos no seguinte link - cursos oferecidos

Esses cursos são ministrados em centros comunitários, prisões, hospitais, asilos, unidades de reabilitação, escolas e empresas locais. Baseiam-se na espiritualidade prática e aplicada, tendo em vista o aumento do bem-estar e a qualidade de vida. O conteúdo vem dos ensinamentos da Brahma Kumaris. Os indivíduos são capazes de aprofundar seu autoentendimento, explorar e experimentar os recursos da vida espiritual para relacionamentos mais fáceis e para mais realizações na vida. 

Além dos cursos de meditação raja yoga, oferecemos:

Superando a Raiva
Entendendo as causas subjacentes e as formas sutis da raiva, seus efeitos no nosso bem-estar e como usar nossa energia de forma mais produtiva.

Aprendendo a Pensar Bem
Explorar o papel do pensamento ao modelar nossas percepções, nosso sentido e nossas ações e como recuperar nossa autenticidade, liberdade e autocontrole.

Autoestima
Como reconstruir os traços da personalidade inata que contribuem para o autorrespeito e a autovalorização.

A Arte de Vencer o Estresse Compreender, reconhecer e gerenciar os variados níveis de estresse, preocupação e tensão e aprender algumas formas simples de minimizá-los através da mudança no estilo de vida.

 São também oferecidas atividades voltadas para: 

  • empoderamento para mulheres e homens
  • meio ambiente
  • liderança
  • juventude

Junto com isso, há atividades voltadas a profissionais da educação e da saúde, área interreligiosa e presídios. 

Há também centros de retiro que proporcionam um ambiente de apoio e de educação, onde indivíduos e grupos profissionais podem explorar a meditação e entendimentos espirituais na sua vida pessoal, familiar e no trabalho.


Parcerias e Iniciativas Globais

A Brahma Kumaris participa de uma série de parcerias baseadas em propostas e princípios em comum. Entre as parcerias estão:

  • India One - Usina Térmica de Energia Solar. A fusão de espiritualidade e valores com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de energia renovável. www.india-one.net
  • Agricultura Yogue - Um projeto em ação no Gujarat, Índia, para ensinar agricultores como criar um estado de espírito mais amável e pacífico enquanto trabalhando nas suas lavouras tem mostrado resultados notáveis. A pesquisa inicial da Universidade de Agricultura SD (Gujarat) sugere que o rendimento das culturas e o conteúdo mineral podem ser aumentados em um percentual significativo. Gerido pela ala rural da Brahma Kumaris, não há nenhum custo para os agricultores ou para o ambiente. Outros benefícios registrados são a melhoria no bem-estar e na resiliência emocional dos agricultores. www.environment.brahmakumaris.org/component/content/category/40-yogic-agriculture 
  • Imagens e Vozes de Esperança: a Mídia como Agente em Benefício do Mundo. A transformação positiva tem a ver com nos focarmos no mundo em que queremos viver – não apenas na solução de problemas que temos no mundo. Não se trata de encobrir verdades difíceis, mas de ampliar o melhor na natureza humana e, quando possível, acender uma luz nos passos que podemos dar em direção ao futuro que queremos. www.ivoh.org
  • Fórum Espírito da Humanidade:  redefinindo a percepção rumo aos valores humanos essenciais. Uma nova rede global de organizações, comunidades e indivíduos comprometidos em ajudar a trazer a transformação em governos e nas tomadas de decisões com base em valores humanos essenciais. O Fórum cria um espaço seguro para encontro, exploração e diálogo mais profundos entre líderes a fim de descobrir novas formas de seguir em frente. www.sohforum.org
  • Hospital Global e Centro de Pesquisas, Mount Abu, Rajastão, Índia. Em 1989, o eminente cirurgião oncológico e que residia em Mumbai, Dr. Ashok Mehta, visitou a sede espiritual da Brahma Kumaris em Monte Abu. Sua experiência positiva o levou a acreditar que a Brahma Kumaris representava um grupo de pessoas que compartilhava as mesmas ideias, com quem ele poderia trabalhar em parceria para implementar sua visão de um hospital modelo com foco na assistência médica holística. O projeto foi adotado por Khuba e Gulab Watumull, de Mumbai e do Havaí (EUA), respectivamente, e recebeu o nome de Hospital Global e Centro de Pesquisa J Watmull, em memória ao falecido pai deles. www.ghrc-abu.com
  • Fundação Janki para Assistência de Saúde Global. Uma instituição social do Reino Unido que promove a espiritualidade na assistência médica. Apoia profissionais de saúde através do diálogo e treinamento baseados em valores e contribui para o bem-estar geral através de livros, CDs e palestras inspiradores. Oferece também apoio financeiro regular ao Hospital Global e Centro de Pesquisas em Monte Abu, na Índia, que é pioneiro no modelo de assistência médica que combina tecnologia médica moderna com espiritualidade e medicina complementar. Dadi Janki é a Presidente da Fundação Janki. www.jankifoundation.org
  • Fundação Ponto de Vida. É uma entidade sem fins lucrativos com sede nos EUA criada para servir a comunidade global. Baseia-se na visão de um modelo espiritual de assistência médica com foco no bem-estar integral da pessoa. Tem como meta integrar uma abordagem centrada nas pessoas aos paradigmas existentes na assistência médica e informar as pessoas sobre questões relevantes ao tratamento holístico, com ênfase na abordagem espiritual para a saúde, cuidado, cura, autocuidado e educação para a saúde. A Fundação Ponto de Vida trabalha em parceria com a Brahma Kumaris em duas áreas principais:
  • Iniciativas educacionais locais para profissionais de saúde e para o público direcionadas pelo programa 'Esperança nos Cuidados da Saúde'.
  • Alcance global para apoio ao trabalho do Hospital Global e Centro de Pesquisas J Watumull (Monte Abu, Índia) e projetos similares através da facilitação de doações de recursos físicos e de serviços profissionais voluntários. www.pointoflife.us 

As iniciativas globais da Brahma Kumaris surgem das mentes criativas de indivíduos que integram seu crescimento espiritual pessoal com o trabalho que fazem no mundo. Aplicando a dupla hélice do espiritual com o físico, questões globais atuais são exploradas através do envolvimento da população em geral, utilizando a sabedoria coletiva e insights. Cursos, atividades, programas e iniciativas são desenvolvidos para ajudar na vida cotidiana. Eles abrangem um amplo contexto cultural e incluem:

  • Série de Diálogos O Chamado do Tempo (COTT). Cofacilitado por BK Jayanti Kripalani, Diretora da Brahma Kumaris na Europa e por Peter Senge, palestrante sênior do MIT, EUA. Líderes de culturas, religiões e raças do mundo todo se reúnem de forma íntegra e respeitosa e com gratidão pelo valor intrínseco de cada um que esteja presente. Juntos, eles exploram o território crucial onde se encontra a cultura pessoal e coletiva. Eles se convencem de que essas explorações são vitais para as questões que desafiam o mundo.
  • O Futuro do Poder. É uma série de diálogos exclusivos explorando as futuras ‘mudanças no poder’ e seu impacto na liderança no século 21. Gerido por Dadi Janki, Diretora Administrativa da Brahma Kumaris, e por Nizar Juma, empresário e industrial residente em Nairóbi, no Quênia, os diálogos oferecem aos participantes uma oportunidade de dar-se um tempo e refletir sobre o significado profundo do poder em suas vidas. www.futureofpower.org
  • Retiros “Escolher, Transformar e Tornar-se”. Esses retiros são realizados anualmente em diversas cidades do mundo. Reúnem jovens com ideias em comum e movidos pela esperança para explorar formas novas e ousadas de atuar, formas inovadoras de ver e formas positivas de ser. Trata-se de experimentar uma nova abordagem de transformação, uma abordagem de dentro para fora baseada no entendimento da profunda conexão entre o mundo interno e o mundo externo. O processo do retiro inclui uma combinação criativa de reflexão, diálogos, envolvimento ativo, meditação e teatro através dos quais os participantes são capazes de desenvolver um roteiro pessoal para expressar seu potencial.
  • As Quatro Faces da Mulher. Ajuda as mulheres a equilibrar suas vidas pessoais, familiares e profissionais e a explorar o significado profundo das características femininas e seus papéis na restauração da humanidade, de volta ao seu estado original de autenticidade e harmonia. www.eternityink.com.au/books-all/all-books/the-four-faces-of-woman-a-powerful-guide-to-greater-awareness
  • Iniciativa Estar com o Único. Diante das mudanças atuais tão aceleradas, a instabilidade de muitas regiões do nosso mundo e o sofrimento de milhões, talvez haja uma outra forma de ajudar. Como seres espirituais, compartilhamos a mesma Fonte de luz e poder espiritual. Muitos, hoje, reconhecem que nós podemos, gentilmente, elevar nossas consciências, nos conectar com a Fonte e servir de instrumentos do ÚNICO para trazer essa luz de cura, amor e poder para o mundo. É um exercício sutil com o qual podemos servir para empoderar e fortalecer os outros. Nesse processo, também fortalecemos nossa própria resiliência para enfrentar nossos próprios desafios cotidianos. Como quer que você chame o Único, Aquele que todos nós compartilhamos e com quem estamos todos conectados, convidamos você para juntar-se a nós anualmente em um esforço coletivo para Estar com o Único, de 21 de setembro – o Dia Internacional da Paz – até 2 de outubro – o Dia Internacional da Não Violência. www.one.brahmakumaris.org
  • Just-a-Minute. É uma iniciativa criada para comemorar o 70º aniversário da Brahma Kumaris. No mundo todo, mais e mais pessoas estão percebendo os benefícios de pequenos intervalos de meditação durante o dia. Esses intervalos na nossa vida diária atarefada e desafiadora nos ajudam a experimentar paz e bem-estar, independente do que esteja acontecendo à nossa volta. Todos podem praticar esses intervalos de um minuto onde e quando quer que seja. O website just-a-minute (apenas-por-um-minuto) oferece ferramentas fáceis e dicas sobre como começar. www.just-a-minute.org
  • A Cultura de Paz e Não Violência. É um compromisso com a construção pacífica, mediação, prevenção e resolução de conflitos, educação pela paz, educação pela não violência, tolerância, aceitação, respeito mútuo, diálogo e reconciliação Intercultural e interreligioso. A Brahma Kumaris participou, na década de 2000 a 2010, promovendo o Manifesto e coletando milhares de assinaturas na forma de comprometimentos. (www3.unesco.org/manifesto2000 )
  • Compartilhando nossos Valores para um Mundo Melhor. Foi um longo projeto de um ano que começou em setembro de 1994 e continuou até outubro de 1995, culminando com uma celebração em homenagem aos 50 anos da ONU. Durante todo o ano, todos os centros da Brahma Kumaris organizaram e focaram atividades que envolviam 12 valores – Cooperação, Liberdade, Felicidade, Honestidade, Humildade, Amor, Paz, Respeito, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância e União. 
  • Cooperação Global para um Mundo Melhor. Uma iniciativa Mensageira da Paz das Nações Unidas (United Nations Peace Messenger) que obteve das pessoas, em forma de palavras ou de desenhos, respostas à pergunta “Qual é a sua visão de um mundo melhor?”. Visões, esperanças e aspirações da imagem completa de indivíduos de mais de 120 países foram coletadas. A Expressão da Visão Global sintetizava e refletia as contribuições das pessoas. Visões para um Mundo Melhor, uma Publicação Mensageira da Paz, foi então divulgada, apresentando um pouco da vasta onda de cores e criatividade produzida pelo Projeto. 
  • O Apelo para Um Milhão de Minutos de Paz. Foi dedicado ao Ano Internacional da Paz da ONU. Esse apelo, que pedia às pessoas que dedicassem tempo à meditação, pensamento positivo ou preces pela paz, alcançou 88 países e coletou 1.231.975.713 minutos de paz. O total foi equivalente a 2.344 anos de paz! A Brahma Kumaris ganhou sete prêmios nacionais e um Prêmio Internacional Mensageiro da Paz do Secretário Geral das Nações Unidas pela sua contribuição ao ano. 

Ensinamentos e Estilo de Vida

Na essência dos ensinamentos da Brahma Kumaris está o Curso Introdutório de Meditação Raja Yoga. Esse curso proporciona um entendimento prático da relação que existe entre o espírito e a matéria, bem como um entendimento da interação entre as almas, Deus e o mundo material. A sequência de aulas desse curso facilitará a sua jornada interior de forma eficiente e efetiva. Aprende-se:

  • consciência e autorrealização
  • conexão e relacionamento com Deus
  • a lei do karma
  • o ciclo do tempo
  • a árvore da Vida
  • estilo de vida espiritual

As lições são oferecidas em duas partes:

Parte 1: oferece o conhecimento básico e a prática da meditação Raja Yoga. Destina-se a pessoas interessadas somente em aprender a praticar meditação regularmente. 

Parte 2: oferece os ensinamentos do Raja Yoga como um estudo. Os ensinamentos levam os interessados à profundidade de verdades universais. O objetivo dos ensinamentos é aprender a concentrar a mente e descobrir o âmago mais íntimo da divinidade da alma. Destina-se a pessoas que queiram exercitar sua própria razão e julgamento; que queiram aprender a partir da autoridade de suas próprias experiências e sustentar um estilo de vida em um plano espiritual mais elevado.

Há quarto pilares principais:

  • Estudo – O estudo diário do conhecimento espiritual dá sustento à alma para que remova a fé cega e veja eventos, situações e circunstâncias como oportunidades para aplicar os ensinamentos. 
  • Meditação – A meditação proporciona uma conexão direta com a Fonte, permitindo que a alma receba poder e construa resiliência e capacidade espiritual. 
  • Prática de virtudes – A consciência do eu como uma alma desperta a essência das virtudes divinas, trazendo a força interior para superar crenças pessoais negativas e a liberdade para ser o seu próprio eu verdadeiro.
  • Serviço – O ser é visto como a base da atitude de servir – trazendo as virtudes da alma para qualquer que seja o papel que esteja desempenhando. 

A jornada rumo à autorrealização exige que se observem certas disciplinas, que são recomendadas e não impostas. Os ambientes da Brahma Kumaris são nutridos pela prática dessas disciplinas. 

O estudo e a prática espiritual apoiam a jornada espiritual de um indivíduo. É responsabilidade de cada pessoa discernir e escolher quais disciplinas ela está pronta para implementar no seu estilo de vida e em que ritmo ela se adapta a essas disciplinas. 

As duas principais disciplinas do modo de vida BK são:

  • Dieta sátvica (pura): uma dieta vegetariana ou vegana contribui para o bem-estar geral e ajuda a desenvolver a clareza e a concentração. Nenhum consumo de substâncias tóxicas, incluindo álcool ou tabaco. 
  • Celibato: é visto como a base para cultivar uma forma segura e pura de convívio entre as pessoas. Essa escolha pode tornar as pessoas mais fortes em si mesmas, mais autônomas e mais autoconfiantes. Ela liberta ambos os gêneros da dependência excessiva e estimula maior igualdade. A Brahma Kumaris vê o celibato como um fator fundamental para a autorrealização e para recriar um relacionamento amável com Deus, além de uma cultura de paz e não violência. 

Não. Esta é uma comunidade de aprendizado na qual todos os participantes estão envolvidos em um processo de desenvolvimento espiritual. Cada indivíduo escolhe o que tomar do currículo, de acordo com seu interesse. É um ambiente aberto de aprendizado no qual pessoas de contextos diversos vêm, trazendo consigo a riqueza de suas especialidades. O nível de comprometimento é uma escolha pessoal.

Não há um traje específico, embora se recomende um traje casual e modesto ao participar de cursos ou atividades BK. O branco é a cor preferida dentro da comunidade BK por refletir as aspirações internas em relação a uma vida de simplicidade, pureza, clareza e verdade – qualidades às quais a prática de meditação Raja Yoga dá origem.

A Brahma Kumaris reforça a importância do elemento religioso chamado ‘dharma’ - a absorção de princípios universais, ensinados por Deus, para a renovação e restauração espiritual. O propósito do ‘dharma’ é reconhecer que a espiritualidade é a chave para trazer a justiça, a paz e o bem-estar da humanidade. 

Toda alma, independente da religião, é espiritualmente moldada pelo seu relacionamento com o Supremo e pelo seu entendimento e prática de fé e experiências de vida. A via de saída é um retorno à espiritualidade, na essência de grandes religiões. Em termos práticos, isso significa viver os ideais mais elevados que a fé inspira dentro das almas – de amor, compaixão, verdade e não violência. 

Os ensinamentos da Brahma Kumaris se inserem no contexto do mundo atual, que está em um momento decisivo e onde a transformação da consciência acontece. Um dos principais ensinamentos é que a árvore da humanidade tem uma semente, Deus, a Alma Suprema, que permanece eternamente plena de todas as qualidades divinas. Como filhos da única Semente, os seres humanos são uma família. Ao fazer uma mudança sutil da consciência material externa para uma consciência espiritual interna, os seres humanos percebem-se como verdadeiramente são e reconhecem a Fonte, Deus, restituindo sua natureza original de paz, respeito e amor. 

A meditação Raja Yoga requer que o indivíduo estude o conhecimento espiritual. O entendimento desse conhecimento é essencial para a sua prática e aplicação. A meta do Raja Yoga é a autossoberania e o autocontrole. Assim, é importante que o indivíduo tenha discernimento sobre a sua jornada espiritual. O processo de aprendizado é simples: ouvir e compreender os ensinamentos; contemplar e saber como aplicar os ensinamentos na vida; absorver os ensinamentos e manifestar as qualidades inatas dentro da consciência do eu; vivenciar o sentido de sabedoria e decidir a qualidade de ações. 

O processo começa em âmbito pessoal com uma dinâmica coletiva e leva à transformação de um mundo destroçado pela raiva, apego, arrogância, ganância e luxúria para um mundo mais amável e gentil, apenas com o melhor das virtudes humanas – felicidade, amor, paz e pureza. 

O termo ‘professor’ é usado para referir-se a uma pessoa que facilita o processo de conduzir outros através das lições do Curso de Meditação Raja Yoga. O papel do professor é mais o de um coach espiritual. 


Recursos Financeiros

A Brahma Kumaris opera com contribuições voluntárias de indivíduos que se beneficiaram pessoalmente através dos cursos e atividades. Os estudantes da Brahma Kumaris, inspirados em servir os outros, optam por contribuir regularmente em apoio ao trabalho de acordo com suas possibilidades. Não há taxa de adesão. 

Recursos de entidades filantrópicas nacionais ou internacionais são, às vezes, recebidos devido a iniciativas humanitárias e ambientais, como projetos de energia solar, de saúde e educação. 

Para conhecer formas de contribuir com o trabalho da Brahma Kumaris, Online ou presencialmente, clique aqui.

Desde o início, o trabalho da Brahma Kumaris tem se baseado no princípio de que o conhecimento espiritual é um direito básico de todo ser humano. Era objetivo do fundador (Brahma Baba) oferecer a todos oportunidades para desenvolver seu próprio potencial, sem pagamento, independente de idade, gênero, antecedentes ou circunstâncias financeiras. Essa ética é praticada por todos os professores e estudantes BK.

Para conhecer formas de contribuir com o trabalho da Brahma Kumaris, Online ou presencialmente, clique aqui.


Participação

Todos os adultos são bem-vindos a participar de qualquer atividade de sua escolha. Reuniões e visitas informais abertas oferecem ao indivíduo uma oportunidade para saber mais sobre a organização, mesmo antes de decidir participar de algum dos cursos ou atividades nos centros locais. Para muitos dos cursos e programas, é necessária uma inscrição prévia. 

Jovens com 16 anos ou mais podem participar das aulas e atividades. Crianças com menos de 16 anos devem estar acompanhadas dos pais ou acompanhantes adultos.

Todos os centros da Brahma Kumaris possuem políticas de proteção a menores, de acordo com as leis dos seus respectivos países e cidades. 

Em geral, qualquer pessoa pode se beneficiar da Meditação Raja Yoga. Se você tem dúvida ou sofre de alguma doença mental, recomenda-se que peça a opinião do seu médico antes de aprender a meditar. É também importante que não interrompa qualquer medicação sem primeiro consultar seu médico. 

A organização não oferece aconselhamentos em nenhum dos seus centros. Ela oferece uma grande variedade de cursos de conhecimento espiritual. Os indivíduos são livres para escolher o que desejam praticar.


História e Liderança

Foi fundada nos anos 1930 em Hyderabad, Sindh (agora parte do Paquistão, mas, àquela época, era parte da Índia colonial). O fundador foi Brahma Baba, anteriormente conhecido como Dada Lekhraj Kripalani, que teve uma série de visões que descreviam a transformação do mundo. Em 1937, ele formou um comitê diretivo de oito jovens mulheres e estabeleceu um grupo informal que se desenvolveu até a Brahma Kumaris de hoje. 

Dada Lekhraj era um joalheiro bem-sucedido e muito respeitado. Em 1936, à época em que a maioria das pessoas de sua idade se preparavam para a aposentadoria, ele entrou, efetivamente, na fase mais ativa e fascinante da sua vida. Depois de uma série de profundas experiências espirituais e visões, sentiu um impulso extremamente forte que o fez abandonar o seu negócio e dedicar seu tempo, energia e riqueza ao lançamento das bases do que mais tarde se tornaria a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris. Dada Lekhraj logo ficou conhecido como Brahma Baba. Ele dedicou o resto de sua vida para trazer pessoas de todos os contextos culturais, socioeconômicos e religiosos para redescobrir e desenvolver as dimensões espirituais de suas vidas pessoais e integrar tudo isso no mundo. Ele insistia na ideia de que seu papel era o de um simples instrumento e não de um guru. Reconhecia Deus, o Ser de Luz, o Benevolente, como a principal inspiração para a Brahma Kumaris e seu trabalho. Em maio de 1950, ele mudou-se com os outros membros fundadores de Karachi, no Paquistão, para Monte Abu, na Índia, onde permaneceu até seu falecimento, em 1969. 


Organização e Administração

Quando o fundador, Brahma Baba, passou desta vida, em janeiro de 1969, a liderança da organização continuou com os membros do grupo original de jovens mulheres. Hoje, as poucas líderes que ainda vivem, a maioria com seus oitenta e noventa anos, apresentam-se como uma presença poderosa, tendo dedicado toda a vida a dominar a absorção e aplicação do conhecimento espiritual. Dadi Janki atua, hoje, como Diretora Administrativa da Brahma Kumaris no mundo, Dadi Hirdaya Mohini é a Diretora Administrativa Adicional e Dadi Ratan Mohini, a Diretora Administrativa Associada. 

Essas mulheres, carinhosamente chamadas de Dadis (irmãs mais velhas), servem como instrumentos que compartilham uma dedicação plena a Deus. Consideradas yogis sêniores, elas têm um amor imenso e respeito umas pelas outras e um compromisso absoluto com o serviço para o mundo. 

Brahma Kumaris significa ‘filhas de Brahma’. Algo fundamental para uma visão de renovação do mundo foi a revelação do notável e importante papel das mulheres como professoras espirituais. Brahma Baba previu, corretamente, que os valores essenciais baseados nas qualidades tradicionalmente femininas – paciência, tolerância, sacrifício, generosidade e amor – progressivamente se tornariam a base do avanço no crescimento pessoal e nas relações humanas e a base do desenvolvimento de comunidades solidárias. Para manter a ênfase nesse núcleo vital de liderança, ele deu à organização o nome de Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris.


Para mais informações sobre a Brahma Kumaris a nível internacional, visite o site www.aboutbrahmakumaris.org.

 

Compartilhar a página: