O Vivendo Valores na Educação – VIVE é um Programa Educativo Internacional voltado à difusão dos valores humanos. Oferece uma variedade de atividades experimentais e metodologias práticas para professores e facilitadores capacitarem crianças e jovens a explorar e desenvolver valores, ao mesmo tempo que serve de base para trabalhos sociais que envolvem os pais dos estudantes ou a família e a comunidade em geral.

O tema Vivendo Valores foi adotado a partir de um das afirmações do preâmbulo da Carta das Nações Unidas:“Reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e valor da pessoa humana...”


O que oferecemos
PALESTRAS DE APRESENTAÇÃO
. duração: 1 hora

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES e EQUIPES DE APOIO
. duração: 30 horas

FORMAÇÃO DE CAPACITADORES
. duração: 60 horas

No Brasil, atualmente o VIVE possui representações no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo


12 Valores Universais explorados e desenvolvidos no VIVE

Como começou
O VIVE foi inicialmente desenvolvido por um grupo de vinte educadores dos cinco continentes, sob consulta do departamento educacional do UNICEF, e da Brahma Kumaris World Spiritual University. Em agosto de 1996, eles se reuniram na sede do UNICEF em Nova York e conversaram sobre as necessidades das crianças ao redor do mundo, suas experiência de trabalharem com valores e como os educadores podem integrar valores para preparar melhor os estudantes para um aprendizado em toda a vida. Usando os conceitos sobre valores e processos reflexivos contidos no livro "Vivendo Valores: um manual", da Brahma Kumaris como uma fonte de inspiração, e a Convenção sobre os Direitos da Criança como suporte, os educadores globais identificaram e concordaram sobre o propósito e metas da educação baseada em valores ao redor do mundo - tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.
Propósito
Oferecer princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a pessoa como um todo, reconhecendo que o indivíduo é constituído de dimensões: física, intelectual, emocional e espiritual.

Pressuposto básico
Os valores universais ensinam respeito e dignidade para todos. Aprender a usufruir esses valores promove o bem-estar dos indivíduos e da sociedade como um todo.



LOCAIS JÁ BENEFICIADOS NO BRASIL
No Brasil, o VIVE é administrado pela Brahma Kumaris. Desde 1995, diversas escolas e outras organizações receberam apresentações e/ou capacitações do VIVE. Reunimos a seguir uma relação parcial destes locais.


VÍNCULO INTERNACIONAL
Em nível internacional, o VIVE é administrado pela ALIVE - Association for Living Values Education International. Saiba mais:


Compartilhar a página: