Iniciativa Ambiental - Usina de energia solar INDIA ONE


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO INDIA ONE:
in-one-05

No início de 2011, a WRST iniciou o projeto, desenvolvimento e instalação do India One, uma usina termo solar de 1 MW, em Abu Road, Rajastão. Esse projeto de pesquisa utiliza uma antena parabólica de 60m², desenvolvida no próprio projeto, e dispõe de um armazenamento térmico inovador para abastecimento noturno. Essa antena de 60m² é uma tecnologia comprovada e baseia-se em 15 anos de experiência com o concentrador parabólico com foco fixo. A usina de Energia Solar Concentrada – Concentrated Solar Power (CSP) – gerará aquecimento e energia para um campus de 25.000 pessoas.

Entre outras características estão:
  • 770 antenas parabólicas de 60m² e potência elétrica máxima de 1MW;
  • Cogeração, uso eficiente de energia térmica e design modular;
  • Armazenamento térmico para funcionamento noturno e geração direta de vapor;
  • Rastreamento de eixo duplo automatizado, habilitado para rede;
  • Receptor de cavidade imóvel e utilização eficiente do solo.
TECNOLOGIA

A usina termo solar India One baseia-se em três tecnologias principais: refletores parabólicos, armazenamento térmico e cilco Rankine.

Os raios solares concentrados originados das antenas de 60m² são direcionados para os receptores de cavidade, desenvolvidos pelo próprio projeto e altamente eficientes, que são posicionados em frente a cada antena. O receptor inovador é integrado em um recipiente de ferro fundido, o que possibilita um armazenamento térmico excelente. A bobina de trocador de calor é totalmente inserida no suporte de armazenamento térmico permitindo melhor transferência de calor. O excelente Isolamento e um obturador automático evitam a perda substancial de energia à noite ou em condições de nebulosidade.

O armazenamento térmico opera entre 250°C e 450°C e pode ser descarregado de acordo com a demanda. Através da massa térmica total, a capacidade será suficiente para mover a turbina 24 horas por dia.

A usina é concebida como uma central elétrica cativa (não convencional) em cogeração para prover eletricidade & aquecimento pra a WRST & Brahma Kumaris, Complexo de Shantivan. Isso aumentará substancialmente a eficiência geral.


PESQUISA & DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO

A usina termo solar India One apresenta várias tecnologias inovadoras.

A
Design inovador

B
Demonstração da tecnologia

C
Teste noturno de armazenamento de energia solar


Primeiramente, temos que mencionar aqui o novo refletor parabólico de 60m² desenvolvido dentro do projeto, com estrutura espacial leve. Para atingir a capacidade máxima sem comprometer a integridade estrutural, foi aplicado o mais recente software de engenharia e recursos do projeto.

Com relação ao receptor inovador com armazenamento térmico, vários estudos e testes de material foram realizados para concluir a composição material e o projeto de bobina. Modelos térmicos informatizados e experimentos realizados cuidadosamente, monitorados por equipamento calibrado de registro digital de dados permite que a equipe da WRST encontre o projeto ideal.



Como os espelhos requerem uma leve curvatura, uma faceta de espelho composto inteiramente nova teve que ser desenvolvida. A equipe solar realizou vários testes, com o intuito de criar segmentos de espelhos refletores curvados estáveis e em posição elevada.

Para o rastreamento, um controlador de entrada/saída com microprocessador completamente novo teve que ser desenvolvido. Hardware e software são projetados juntamente com uma companhia altamente especializada. Vários protótipos foram testados e melhorados. O rastreador possui otimização feita através de câmera com uma porta de comunicação ethernet para controle e monitoramento remotos. O software para o campo solar e controle de turbina é totalmente desenvolvido dentro do projeto.

A próxima central de energia solar já recebe grande interesse por parte da comunidade solar indiana. O projeto foi apresentado em diversas conferências e workshops internacionais. Diversas equipes de TV nos procuraram para gravações e entrevistas.

Desde o início, o site do projeto tem sido visitado por dezenas de milhares de pessoas. Um centro de visitantes foi criado e as principais características e princípios básicos da tecnologia solar são explicados regularmente.