Iniciativa Ambiental – Usina de energia solar INDIA ONE

Energia solar para um futuro sustentavel

Hoje em dia, o fornecimento de energia do mundo é altamente dependente da disponibilidade de fontes de energia convencionais de baixo custo, tais como petróleo, gás e carvão. O aquecimento global, a degradação ambiental e o aumento dos preços dos combustíveis atingem toda a humanidade. O consenso político geral é que a geração de energia precisa urgentemente ser transformada.

Para dar um forte impulso em direção ao desenvolvimento de uma tecnologia limpa e uma sociedade sustentável, a World Renewal Spiritual Trust (WRST) – Fundação Espiritual para a Renovação Mundial – uma instituição pública, de fundo filantrópico, instalou, em 1992, um Departamento de Energia Renovável. Tornou-se óbvio combinar espiritualidade e valores com pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de energia renovável. Acreditamos que a fusão dos dois nos levará a um futuro melhor.

Para isso, a Fundação trabalha diretamente ligada à sua organização irmã, a Instituição Brahma Kumaris, que tem mais de 8.000 centros de meditação na Índia e 500 no exterior.

Desde meados da década de 90, a Fundação tornou-se um dos principais desenvolvedores e promotores de sistemas institucionais de cozinha solar e estações autônomas de energia solar fotovoltaica. A WRST realizou diversas pesquisas e projetos de desenvolvimento juntamente com os governos indiano e alemão e recebeu reconhecimento oficial, em 2011, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, como uma Organização de Pesquisa Científica e Industrial – Scientific and Industrial Research Organisation (SIRO). A Fundação iniciou 6 grandes sistemas solares de cozimento a vapor por toda a Índia. Esses sistemas utilizam o vapor excedente em diversas aplicações de processos como lavanderia, esterilização e pasteurização. Além disso, a WRST instalou e opera cerca de 100 sistemas de bateria fotovoltaica (não convencionais) com capacidade máxima total de 900 KW.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO INDIA ONE:

No início de 2011, a WRST iniciou o projeto, desenvolvimento e instalação do India One, uma usina termo solar de 1 MW, em Abu Road, Rajastão. Esse projeto de pesquisa utiliza uma antena parabólica de 60m², desenvolvida no próprio projeto, e dispõe de um armazenamento térmico inovador para abastecimento noturno. Essa antena de 60m² é uma tecnologia comprovada e baseia-se em 15 anos de experiência com o concentrador parabólico com foco fixo. A usina de Energia Solar Concentrada – Concentrated Solar Power (CSP) – gerará aquecimento e energia para um campus de 25.000 pessoas.

Entre outras características estão:

  • 770 antenas parabólicas de 60m² e potência elétrica máxima de 1MW;
  • Cogeração, uso eficiente de energia térmica e design modular;
  • Armazenamento térmico para funcionamento noturno e geração direta de vapor;
  • Rastreamento de eixo duplo automatizado, habilitado para rede;
  • Receptor de cavidade imóvel e utilização eficiente do solo.

TECNOLOGIA

A usina termo solar India One baseia-se em três tecnologias principais: refletores parabólicos, armazenamento térmico e cilco Rankine.

Os raios solares concentrados originados das antenas de 60m² são direcionados para os receptores de cavidade, desenvolvidos pelo próprio projeto e altamente eficientes, que são posicionados em frente a cada antena. O receptor inovador é integrado em um recipiente de ferro fundido, o que possibilita um armazenamento térmico excelente. A bobina de trocador de calor é totalmente inserida no suporte de armazenamento térmico permitindo melhor transferência de calor. O excelente Isolamento e um obturador automático evitam a perda substancial de energia à noite ou em condições de nebulosidade.

O armazenamento térmico opera entre 250°C e 450°C e pode ser descarregado de acordo com a demanda. Através da massa térmica total, a capacidade será suficiente para mover a turbina 24 horas por dia.

A usina é concebida como uma central elétrica cativa (não convencional) em cogeração para prover eletricidade & aquecimento pra a WRST & Brahma Kumaris, Complexo de Shantivan. Isso aumentará substancialmente a eficiência geral.

Design inovador

Demonstração da tecnologia

Teste noturno de armazenamento de energia solar

Primeiramente, temos que mencionar aqui o novo refletor parabólico de 60m² desenvolvido dentro do projeto, com estrutura espacial leve. Para atingir a capacidade máxima sem comprometer a integridade estrutural, foi aplicado o mais recente software de engenharia e recursos do projeto.

Com relação ao receptor inovador com armazenamento térmico, vários estudos e testes de material foram realizados para concluir a composição material e o projeto de bobina. Modelos térmicos informatizados e experimentos realizados cuidadosamente, monitorados por equipamento calibrado de registro digital de dados permite que a equipe da WRST encontre o projeto ideal.

Como os espelhos requerem uma leve curvatura, uma faceta de espelho composto inteiramente nova teve que ser desenvolvida. A equipe solar realizou vários testes, com o intuito de criar segmentos de espelhos refletores curvados estáveis e em posição elevada.

Para o rastreamento, um controlador de entrada/saída com microprocessador completamente novo teve que ser desenvolvido. Hardware e software são projetados juntamente com uma companhia altamente especializada. Vários protótipos foram testados e melhorados. O rastreador possui otimização feita através de câmera com uma porta de comunicação ethernet para controle e monitoramento remotos. O software para o campo solar e controle de turbina é totalmente desenvolvido dentro do projeto.

A próxima central de energia solar já recebe grande interesse por parte da comunidade solar indiana. O projeto foi apresentado em diversas conferências e workshops internacionais. Diversas equipes de TV nos procuraram para gravações e entrevistas.

Desde o início, o site do projeto tem sido visitado por dezenas de milhares de pessoas. Um centro de visitantes foi criado e as principais características e princípios básicos da tecnologia solar são explicados regularmente.

CAPACITAÇÃO

A Instituição tem como meta fortalecer as pessoas e promover seu potencial pleno. Este é o princípio que nos guia para um desenvolvimento holístico, que consideramos como a chave para um futuro sustentável. Especificamente, isso implica em apoiar pessoas na aquisição de conhecimento técnico, competência executiva e capacidade de desempenho.

Fabricação do stand

Fabricação do suporte rotativo

in-one-f

Curso de meditação para a equipe local

Portanto, a WRST apoia e inspira comunidades locais a fazer uso de tecnologias de energia renovável. Isso é alcançado fornecendo equipamentos adaptados e confiáveis e facilitando a transmissão do conhecimento às comunidades e indivíduos interessados.

A WRST envolveu cerca de 250 trabalhadores qualificados na construção e manutenção dessa usina. Junto com isso, a Instituição contrata a população pelo fato de isso acelerar a aceitação da tecnologia, criar a base de conhecimento e ter um efeito resultante de longa duração. O projeto de pesquisa India One tem o objetivo de construir capacidade e competência, de modo que o design/layout possa ser replicado a fim de oferecer uma alternativa econômica limpa e descentralizada ao sistema convencional de geração de energia.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A WRST tem total consciência da necessidade de responsabilidade social.

A Instituição organiza check-ups de saúde gratuitos e centros de recuperação de dependentes químicos para a equipe de serviço. Além disso, cursos de mediação para o bem-estar físico e mental são conduzidos regularmente.

A WRST plantou mais de 1.500 árvores em volta da instalação da usina e planeja usar o máximo do espaço extra para plantio de vegetais e árvores frutíferas. Isso permite uma utilização dupla do solo, reduz o acúmulo de poeira e criará uma renda extra.

A Instituição tem como meta fortalecer as pessoas e promover seu potencial pleno. Este é o princípio que nos guia para um desenvolvimento holístico, que consideramos como a chave para um futuro sustentável. Especificamente, isso implica em apoiar pessoas na aquisição de conhecimento técnico, competência executiva e capacidade de desempenho.

Compartilhe esta página...