Professor Supremo

Um dos maiores tesouros da vida é o amor pelo aprendizado. É a abertura ao novo que traz riqueza e um sentimento de aventura na vida, bem como a possibilidade de renovar nossos recursos internos constantemente. Nunca estamos muito velhos ou ultrapassados para aprender. Estudar traz satisfação, alegria e criatividade. Em relação à assuntos espirituais, é a reflexão que pode abrir novos horizontes mentais, e nos trazer profundidade e amplitude de perspectiva.

Nas culturas antigas, estudar os segredos da realidade espiritual era considerado sagrado. Quanto mais o discípulo se mostrasse digno, mais ele seria conduzido aos ensinamentos. Era preciso ter um bom coração, humildade, valores e um bom intelecto para alcançar níveis elevados. A compreensão não era relacionada apenas à absorção de informações, o entendimento se tornava visível na integridade e sabedoria interior. Mas para isso ser alcançado, método e estrutura eram necessários.

Esta é a situação quando se trata de um relacionamento com o Mestre Supremo. Tendo uma visão que inclui nosso passado e futuro, e sabendo sobre o período de transição em que nos encontramos, Ele nos ensina com um objetivo claro em mente. Ele sabe que atualmente estamos passando por exames e que a vida continuará a nos testar. Seu trabalho é nos preparar para passar com boas notas.

Quais seriam, então, os assuntos que Deus poderia nos ensinar?

Seu primeiro e principal ensinamento é: desligue-se da consciência física e experimente a liberdade de ser alma. Este também é o método para nos preencher de qualidades e poderes internos. Quando a prática da consciência original se torna firme, conseguimos nos desenvolver, aprendemos a discernir, perceber correspondências e fazer experimentos com o conhecimento adquirido.

Um dos benefícios de ser um aluno espiritual é que começamos a ver o mundo como uma espécie de playground das lições que precisamos assimilar. Podemos ver por que somos atraídos por certos eventos, e vemos o significado deles. Muitas vezes nos encontramos em uma posição de aprender ou ensinar, geralmente as duas situações. Essa interconexão entre o interno e o externo nos deixa maravilhados, e começamos a ver a magia que é a vida neste planeta.

Assim, aprendemos não apenas o que as situações desencadeiam em nós, mas também como aplicar poderes internos para superá-las ou transformá-las quando necessário. O estudante quer lidar com os problemas, pois sabe que, do contrário, a mesma lição voltará depois, revestida de outra forma.

Para conseguirmos isso, Deus não apenas nos ensina a agir corretamente e pensar positivamente; mais do que isso, Ele nos dá energia positiva. O Professor sabe que há benefício em tudo o que acontece.

© 2022 Brahma Kumaris