O Senhor da Inocência

Nossos traços de personalidade, memórias e conhecimento vêm de experiências de vida. Tanto a mente quanto o intelecto trabalham com base nessas memórias, de maneira consciente ou inconsciente. Considerando que a mente e o intelecto de Deus nunca se envolvem com relacionamentos e coisas físicas como nós – realizando ações e colhendo seus frutos; agindo e reagindo – podemos entender por que Ele é capaz de permanecer intocado na leveza de seu ser. Talvez este seja o segredo por trás de toda a positividade que encontramos em seu papel como Bholanath.

Aqui temos os jogos e a magia da infância, as maravilhas do passado e futuro que são mostrados a nós como numa brincadeira. E talvez por causa de nossa própria pureza, às vezes somos capazes de ver e sentir as coisas antes de elas se manifestarem.

Esta é a face que surge quando a espontaneidade de Deus entra em ação, inspirando e trazendo em nós uma sensação de facilidade e uma atitude despreocupada. Somos coloridos por seu entusiasmo, doçura e proximidade tangível, e nossas feições mudam. Elas se tornam angelicais. As pessoas podem até ser capazes de ver sua simplicidade, mas nunca imaginarão sua profundidade.

É interessante observar como a “inteligência mundana” funciona quando você começa a valorizar as coisas a partir de uma perspectiva espiritual. Não apenas porque é ela que governa o mundo hoje – e frequentemente significa “fazer do meu jeito e conseguir o que quero” – mas também pelo valor excessivo que é dado ao sucesso externo e lucros materiais.

A inteligência espiritual funciona de maneira diferente. Ela faz conexões onde ninguém as pode ver, melhora a habilidade de prevenir ou antecipar e desenvolve a capacidade de usar o amor e a misericórdia na expressão da vontade. Em seu papel de Inocente, Deus é o mestre dos sentimentos puros.

Este título também tem conexão com a abertura com que Deus se aproxima, e como ele não condiciona sua presença e benevolência por aquilo que fizemos. Ele tem a chave da “loja tesouros” e todos podem levar o que quiserem. Aos olhos de Bholanath não existem pecadores, nem difamadores – apenas filhos que precisam de companhia e apoio.

Como um amigo leal, Ele não apenas nos acompanha no caminho, mas permanece conosco até chegarmos ao destino. A companhia do Senhor Inocente é sempre divertida e leve; ela nos guia em meio as situações para chegarmos ao destino satisfeitos com o aprendizado. Isto, no entanto, depende de nossa honestidade, pois Bholanath não dá o retorno pela esperteza. Seu amor alcança aqueles de coração puro.

© 2022 Brahma Kumaris