O Purificador

A energia de Deus, sendo tão rarefeita, só pode agir em nossos níveis superiores – Ele pode alcançar nossas faculdades mais sutis, mas não o corpo físico. Sua energia penetrante tem um efeito purificador, trazendo clareza, consciência e influenciando positivamente nossos traços negativos.

Quando conseguimos olhar as raízes de nossas negatividades com honestidade, podemos começar a controlá-las. Se algo negativo se torna consciente, aquilo deixa de nos dominar com a mesma força. Isso pode exigir esforço e foco, e pode levar tempo. Também podemos nos surpreender quando a energia negativa é desencadeada através de diferentes gatilhos.

Por isso é bom estar ciente de cada traço negativo que temos, e com que frequência o expressamos. Isso pode não ser tão óbvio, pois as causas costumam estar enraizadas no passado. Ainda assim, é importante perceber que reações negativas têm um efeito sutil de minar nossos esforços em direção à bondade e à integridade. Tente ver o que seu inconsciente está exigindo quando a raiva aparece. Está relacionado, por exemplo, a um sentimento de frustração, inveja, desânimo ou expectativa não realizada?

É importante não reprimir nossos sentimentos, nem sentir vergonha ao entrar em contato com nossas sombras. Temos que fazer isso com cuidado, sabendo que a alma merece amor e respeito, e que já passou por tantas coisas. Há partes de nós que precisam ser curadas e elas podem se manifestar na maneira como reagimos às situações. Aquilo que é equilibrado e virtuoso não será expresso da mesma maneira, pois qualidades e virtudes simplesmente fluem através de nós. A manifestação do nosso lado negativo é a única maneira que temos de entender nossa bagagem inconsciente e, então, avaliar a “quantidade e frequência” do tratamento.

A cura envolve amor incondicional e silêncio profundo, e é aqui que o Purificador entra. Não há nada nem remotamente semelhante ao efeito da energia de Deus em nosso ser quando se trata de dissipar a negatividade. No entanto, cabe a nós reconhecer que temos coisas que não precisamos – vícios que sobrecarregam a mente e restringem nossa liberdade e felicidade. Podemos ter certeza de que o Purificador desempenhará seu papel até o fim, se mantivermos nossa conexão com Ele, e continuarmos nos empenhando.

O Purificador é um curador único que pode acalmar e transformar corações e mentes. A base do tratamento é o autoconhecimento, além de meditação e uma firme determinação de não desistir. Ele dura a vida inteira, pois sempre haverá novas situações para se explorar e aperfeiçoar. Paciência e tolerância serão complementos necessários. É o amor e o poder divino, bem como a compaixão por nossas sombras que irão transformar as partes mais profundas e necessitadas da alma.

© 2022 Brahma Kumaris